RAIO X: ASSES CONSEGUE SUPERAR 2020 COM CONTAS EQUILIBRADAS E INVESTIR EM PROJETOS DE EXPANSÃO

19 de março de 2021 5 Por Amorim

Muitas empresas privadas não tiveram sobrevivência financeira para continuar de portas abertas e muito menos iniciar 2021 com perspectivas de investimentos ou aporte de capital. Na ASSES – que é considerada atualmente uma das mais respeitadas entidades representativas de classe no ES, esta situação foi com outro contorno. As demonstrações financeiras e contábeis merecem um destaque especial, apontam categoricamente o crescimento da Instituição neste quesito durante estes últimos anos.  

Em primeiro lugar, alcançou em 2020 com destaque um de seus indicadores financeiros o “superavit” de mais de 60% comparado ao ano passado. Isto, significa que, mesmo com queda de receita a ASSES cresceu sua musculatura econômica gerando no final mais dinheiro nas contas da entidade, podemos dizer que deu um salto “gigantesco” no resultado. Os valores chegam a mais de R$ 474 mil, num ano em que acertos nas contas e eliminação de despesas foram os pilares de uma consciência administrativa justa e transparente. Qualquer associado pode acessar estes dados e outras informações no próprio site da ASSES (www.asses.com.br) e ver de forma mais detalhadas estes impressionantes números.

E ainda, conseguiu com menos dinheiro na sua receita bruta – em torno de 5% a menos, manter seu grau de investimento acelerado e em rumo contínuo.  Para se ter uma ideia, teve investimento direto no maior clube recreativo militar do ES – em torno de R$ 600 mil reais/ano. Este número expressivo foi consolidado com capital próprio, ou seja, com recursos dos associados, “não tivemos um centavo de financiamento de banco” afirma o Presidente da ASSES, Cap. Amorim.   

A sede recreativa em Bicanga é uma fonte real de como a ASSES desenvolveu aquilo que os economistas mais experientes chamam de “visão de investimentos”. Com as obras e reformas obteve ganhos em escala reais, principalmente no aspecto de conforto e comodidade para os associados, tais como: novos banheiros, construção de uma área de eventos, reformas modernas nos vestuários, novas choupanas e ainda uma reformulação

nas áreas verdes do clube. Isto tudo, trazendo para o lado da gestão administrativa demonstra com segurança o controle financeiro da ASSES. Fato este, que nesta semana na Assembleia Geral Ordinária (AGO) as contas foram aprovadas por unanimidade pelos associados.

Na sede administrativa a ASSES conseguiu realizar ainda em 2020 reformas e ampliações que culminaram com a liberação do alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros. Foram realizadas obras de acesso, reformas das suítes, ajustes nas instalações hidráulicas e elétricas. Tudo isto de acordo com a regulamentação técnica vigente, “foi uma grande conquista para a administração da ASSES este nosso alvará” comenta o Vice-presidente Heliomar Baicco.

Quem está à frente do setor financeiro é a Diretora Célia Cei, e com tranquilidade afirma “nossas contas estão neste nível de controle justamente pela forma que tratamos os recursos dos nossos associados, as contribuições são para trazer benefícios para eles” comenta.

NOVO HOTEL NA SERRA VAI AMPLIAR COM MAIS COMODIDADE OS ASSOCIADOS

Dando continuidade ao aspecto de recursos financeiros a ASSES inicia 2021 com carga total em novas obras e ampliação de espaços para a familiar militar. Neste primeiro trimestre deu prosseguimento no projeto para o novo “hotel de trânsito” ampliando consideravelmente as vagas para hospedes no ES. Esta obra que teve seus rascunhos iniciais em 2020 conta hoje com um projeto arrojado e ainda cauteloso em investimento, são suítes e espaços de convivência que vão valorizar muito os critérios de acesso, mobilidade e comodidade.

Este espaço fica no 1º andar da área central do clube em Bicanga,  “todo o projeto deste mais novo investimento vai priorizar a mobilidade dos associados e ainda sua comodidade, com quartos com ar-condicionado, suítes e ainda a possibilidade de uma vista agradável de toda nossa área verde que temos no clube, estamos trabalhando para isto” disse Amorim.

Este projeto está dentro do cronograma de obras que serão concluídas para o 2º semestre deste ano, considerando assim a execução do projeto dentro do planejamento financeiro de 2021.

IMAGENS ILUSTRATIVAS DO APARTAMENTO EM BICANGA.