ASSES mantém negociação para reajuste aos militares que atuam no Retorno Voluntário Ativo(RVA).
29 de maio de 2025 5 Por AmorimUma das ações institucionais atualmente da Associação de Subtenentes e Sargentos do ES (ASSES) é que o Governo do ES faça um reajuste percentual importante nos valores pagos aos militares que estão no Retorno Voluntário Ativo (RVA). Pois, o percentual concedido aos demais servidores do ES não foram repassados para estes militares que atuam neste programa.
De acordo com o Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim “muitos militares estão como associados da ASSES e até a presente data não tiveram seus recursos financeiros atualizados, os valores estão defasados desde 2022″, enfatiza.
Porém, na sequência de atender às demandas importantes dos associados e reforçar a luta pelas garantias e direitos pertinentes às funções dos militares do ES a ASSES recebeu boas notícias sobre a situação administrativa relacionado ao reajuste para os militares do Retorno Voluntário Ativo (RVA).

Este assunto foi abordado e discutido diretamente com o governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta. O próprio governador apontou que este pleito é “justo e coerente”, pontuando diretamente numa conversa com o Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim.
No último dia 15 o Cap Amorim enviou um ofício ao Governo para a inclusão de um reajuste que vai atender aos 982 militares que diariamente atuam nas atividades administrativas e operacionais da Polícia Militar – conforme Lei criada em 2012 e que teve alteração em 2020 através do Projeto de Lei nº 951/20. “Sabemos da importância destes militares que agora estão dentro do quadro de Retorno Voluntário da Ativa.
Eles buscam esta possibilidade e estamos lutando junto ao Governo para conseguir inserir este reajuste dentro da remuneração. São militares que fazem as atribuições importantes no reforço da segurança pública do Estado e também são responsáveis de forma significativa pela redução direta da criminalidade no Espírito Santo.
Temos diversos associados nesta situação e estamos dispostas e prontos para dialogar com o Governo sobre essa situação na medida que reconhecemos o empenho destes militares nas atividades diárias de patrulhamento e operação contra o crime de forma ostensiva em diversos municípios capixabas. Esta é uma solicitação que a ASSES vai agir sem recuar no campo da representação dos direitos e garantias destes nossos associados”, declara Amorim. É de conhecimento da ASSES que o próprio governador Renato Casagrande entendeu que há uma necessidade apontada pela entidade no sentido de reforçar junto com outros gestores responsáveis pelo tema de que é necessário dialogar na intenção de avançar com a proposta de reajuste.




Parabenizo os presidentes de associações representantes do militares,mas acho que esse governo se quisesse tá tinha feito muito pela segurança pública e outras classes
Sinto-me muitíssimo gratificado, Capitão Amorim, por ter retornado ao rol de ASSOCIADO à ASSES! Obrigado pela franca e profícua atuação dessa administração, junto ao governo do Estado do Espírito Santo, no que se refere às demandas dos militares estaduais da Reserva Remunerada, que retornaram e que pretendem retornar ao Serviço Ativo Voluntário. Ressaltando que estamos ansiosos também, para poder concorrer às Escalas Especiais e às ISEO, cujo somatório chegaria a R$2.000,00(dois mil Reais), aproximadamente!
Um presidente que está sempre à frente dos direitos dos associados. Parabéns.
vamos parar de show. é valido a tentativa de melhoria de salarios, mas ja pensaram no robativo do ipajm dos servidores militares que estão acometidos de doenças graves que em vez de estarem usando esse dindim para compras de medicamentos, consultas medicas e até mesmo para melhorar suas condições de vida está indo para os cofres do estado atraves desse ipajm ???? e nada se vê de concreto as associaç~es de classe nesse sentido , alem de ficar mendigando salarios ao socialista comunista que não está nem ai para nós militares???? entra ano e sai ano é a mesma lenga-lenga por migalhas que caem da mesa desses politicos???? enquanto isso , os militares portadores de doenças e molestias graves vão se agravando na miseria, atraves de consignado para poderem sobreviver??? ate quando voces fecharam os olhos para essa situação????? VAMOS PARAR DE SHOW!!!!!!
E AOS NOBRES COLEGAS, ABRAM OS OLHOS E AJUDEM A ABRIR OS OLHOS DESSES REPRESENTANTES DE CLASSE PARA TOMAREM ATITUDES EM REFERENCIAS AOS SEUS COLEGAS DE FARDA QUE ESTÃO NA PINDAIBA ACOMETIDOS PELA SAUDE PRECARIA.
QUE DEUS OS ABENÇÕE, SE FOR POSSIVEL…
Parabéns Amorim, sempre atento aos interesses dos associados.