Presidente da ASSES participa de solenidade na Assembleia Legislativa alusiva aos 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do ES
16 de julho de 2025 0 Por AmorimO deputado estadual, Cap Assumção (PL) realizou sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo(ALES) referente ao “Dia Nacional do Bombeiro Militar” e também para homenagear o aniversário de 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do ES (CBMES).
A cerimônia foi realizada no Plenário da ALES e contou com a presença dos deputados Alexandre Xambinho (Podemos) e Coronel Weliton (PRD).Os homenageados foram 34 bombeiros militares que atuam diariamente promovendo a segurança pública e a defesa da vida nos 78 municípios do ES. Em especial, são profissionais totalmente especializados e reconhecidos que desempenham atividades de proteção à vida e ao patrimônio. Portanto, foram homenageados pelos parlamentares da Assembleia Legislativa com medalhas Alferes Tiradentes e também com placas pela importância do trabalho desempenhado (relação dos militares está no final da matéria).

Para o Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim este evento é um marco importante na vida dos bombeiros militares, pois demonstra a credibilidade e respeito que estes operadores de segurança possuem em relação à sociedade como também o reconhecimento dos poderes constituídos no Espírito Santo. “Porém, vale ressaltar, que estes militares devem ser reconhecidos também na questão da valorização salarial. Pois, atuam com determinação diariamente em todos os municípios capixabas em ocorrências diárias, colocando sempre como prioridade a vida das pessoas. Assim, é importante lembrar, que, a valorização também deve passar pela atribuição salarial”, comentou.
Já o deputado Cap Assumção reforçou a importância profissional destes militares no Espírito Santo, bem como a capacidade técnica deles quando atuam em situações graves, salvando vidas todos os dias, “isso se chama abnegação, é o verdadeiro sentido de servir”, destacou.
Esteve presente o Comandante geral do CBMES, Tenente-Coronel Anderson Cosme, demais autoridades públicas e empresários de diversos segmentos do ES. Enfim, todos reconhecendo a importância da corporação e de seus militares.

Homenageados com a entrega de placas
- Coronel Orely Lyrio
- 1º tenente Emerson Luiz Santana
- Major Joaquim de Almeida júnior
- Capitão Wilson Loureiro Loyola
Homenageados com a entrega da Medalha Alferes Tiradentes
- Soldado Larissa Hollanda Vidal
- 2º sargento Fernando Gustavo Ferreira de Abreu
- 2º tenente Alexandre Pogian Oliveira
- 3º sargento Diego Steimberg Peres
- 3º sargento Guilherme Pivovar Plotécya
- Subtenente Adilson Brás Campos Galeti
- 3º sargento Rafael Gama de Souza
- Tenente-coronel Sérgio Stein
- Aluno sargento Helder de Paula Moratti Dalmonech
- Subtenente Juslei Nunes Rodrigues
- Aluno sargento Rômulo Finotti Capacia
- Subtenente Hércules Santanna do Rosário.
- Major Joubert Almeida Monteiro
- Cabo Fernando Barbosa de Souza
- 3º sargento Poliana Trindade Linhares
- Cabo Paula Lorenna Araújo de Souza
- 3º sargento Shirley Horbelt fidalgo pereira
- 1º tenente Alan Rosa Francisco
- Capitão Raquel Claudio de Santana Rangel
- Cabo Pâmela Rodrigues Castheloge Athayde
- 2º sargento Débora Franciani Klippel Faria Motta
- Cabo Cassia Perazzini Albino de Souza
- 3º sargento Armando Malini Zocateli
- Coronel Emerson Antonio Rocha Pazeto
- 2º sargento Douglas Altoé Merçon
- Capitão Wilson Lourenço Loyola
- Ana Luisa Lyra Balarini
- Geisiane Mandelli de lima
- Dolores Pereira Lorenzo
- Everson Gomes Cassemiro


