ASSES informa: Operação “Falso Patrono” desarticula criminosos que atuavam no ES enviando falsas mensagens pelo celular 

25 de julho de 2025 1 Por Amorim


Uma operação das Forças de Segurança conseguiram desarticular um grupo de criminosos que estava atuando em golpes conhecidos como o “falso advogado”, ao todo 9 pessoas foram presas. De acordo com as informações, o grupo era especializado em estelionatos, falsificação de documentos e falsa identidade. A investigação começou em 2024, após uma série de denúncias de advogados gaúchos. 
Vale lembrar, que alguns associados e pensionistas acionaram a ASSES informando que estariam recebendo ligações e mensagens de pessoas desconhecidas. Nestas ligações, as pessoas se identificavam como advogados e que tinham “desfechos favoráveis relacionados a decisões judiciais”. Em alguns casos, relatavam, nesta tentativa de golpe de processos judiciais de interesses dos militares.

Porém, esta informação falsa foi publicamente rechaçada pela entidade, bem como foram  divulgados diversos avisos e comunicados contra este golpe em todas as suas plataformas de informação da ASSES

Preservação Institucional

Após estas informações a ASSES atuou  imediatamente esclarecendo e dando todas as orientações contra este golpe. Inclusive, acionou através de um boletim de ocorrência, a polícia judiciária do ES para iniciar os procedimentos investigatórios. 
E, ainda, intensificou medidas de proteção institucional para evitar danos e prejuízos aos associados, pensionistas e dependentes. 
Ressaltamos que a ASSES, por meio de seus especialistas em informação e contrainformação, utilizou também instrumentos de acesso para identificar conexões e dados relevantes enviados pelos associados. Esses profissionais, com conhecimento técnico e longa experiência na análise de meios e instrumentos, atuam para prevenir riscos institucionais. Dentre eles, há um  núcleo do Centro Inteligência de Análise de Dados Institucionais(CIADI) que possuem experiência com trabalhos em empresas sediadas nos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.   

Investigação Criminal

De acordo com a polícia um capixaba estava no grupo e tinha a função de criar e vender logins de advogados vinculados a sistemas processuais. Assim, possibilita acesso a declarações, autorizações, procurações, assinaturas, processos completos, entre outros. Com um dos criminosos, foram apreendidos documentos e aparelhos celulares. 

Combate à desinformação:

  • A equipe de profissionais especializados para comunicação institucional da ASSES monitora constantemente as informações que circulam sobre o processo.
  • Qualquer informação falsa ou distorcida será imediatamente contestada e corrigida.
  • Em caso de dúvidas, consulte os canais oficiais da ASSES ou entre em contato diretamente com a instituição (27) 98818-4698. Este número somente recebe mensagens dos associados.

Segurança e confiabilidade:

  • ASSES preza pela segurança e confiabilidade das informações que repassa aos seus associados.
  • Todas as informações são cuidadosamente verificadas e validadas antes de serem publicadas pela equipe de comunicação da entidade.
  • Não forneça seus dados pessoais ou bancários a ninguém que se identifique como representante da ASSES por telefone ou WhatsApp.