Levantamento: ASSES ganha força com novos associados em 2025 e amplia sua trajetória de conquistas

6 de junho de 2025 1 Por Amorim


A trajetória da Associação de Subtenentes e Sargentos do ES (ASSES) é construída com bases sólidas de credibilidade e transparência nas suas ações. Neste sentido, os militares reconhecem a entidade como uma representante de seus interesses em todas as esferas administrativas, em especial aos poderes públicos constituídos. Essa postura faz com que os militares avaliem de forma objetiva a capacidade da ASSES na eficiência de seus interesses. 

Num levantamento inicial, obtido com a colaboração de profissionais que atuam no campo administrativo da entidade, os números indicam que os novos associados, ou seja, os militares que homologaram a ficha de filiação, vem crescendo comparado aos anos anteriores. Portanto, a ASSES está ganhando percentualmente indicadores favoráveis para o seu crescimento institucional.  

Numa outra linha de cálculo foi diagnosticado que 21% dos associados militares que entraram no período específico traçado (01/01 até 29/05/2025) estão dentro do que é classificado como re-inclusão. Ou seja, retornam à entidade depois de algum período sem estar associado.

Fluxo positivo: Janeiro e fevereiro respondem por 51% das inclusões em 5 meses

Estas conquistas percentuais com os novos associados são pontos importantes que demonstram que as atuações da entidade no campo representativo reverberam dando maior credibilidade para a instituição. O mês de janeiro correspondeu a 28% das novas inclusões (novos associados) e em fevereiro atingiu a marca de 23%. As outras inclusões foram respectivamente assim: 

– Março (18,6%) 

– Abril (9,3%)

– Maio (21%)

Importante: Incluídos dentro do período apontado acima (até o dia 29/05/2025) 

De acordo com o Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim esta nova fase da ASSES é um reflexo dos investimentos e ações no segmento institucional que é percebido pelos militares e serve como um grande atrativo para eles decidirem sua a filiação a entidade – que hoje possui mais de 67 anos de trajetória. 

“Temos recebido militares e seus familiares que buscam as fichas de inclusão para se tornarem sócios da ASSES em diversos momentos. Isto é o reconhecimento que a entidade recebe pelas conquistas e decisões que se movimentam em relação às necessidades dos nossos militares”, disse. 

O modelo de gestão aplicado para este levantamento inicial visa estratificar os dados coletados e informações pela equipe administrativa utilizando uma metodologia como análise das informações gerando soluções e dados de gerenciamento analítico relevantes em prol dos associados. Cabe a este núcleo que é o Centro de Inteligência e Análise de Dados Institucionais (CIADI) atuar para: 

  • Aprimorar o relacionamento com os associados: Ao entender melhor as necessidades e o perfil dos associados por meio da análise de dados, a ASSES poderá oferecer serviços e conteúdos mais personalizados e eficazes.
  • Direcionar as ações institucionais: A análise de dados fornecerá uma base sólida para o planejamento estratégico, permitindo que a ASSES tome decisões mais informadas e eficazes.
  • Promover a transparência e a prestação de contas: A disponibilização de informações relevantes e analisadas fortalecerá a confiança dos associados e da comunidade na Associação.