3 de outubro de 2023 26 Por Amorim

Nesta terça-feira (03) a ASSES participou de uma reunião com a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos (SEGER), juntamente com demais entidades representativas de policiais e bombeiros militares do ES, na intenção de tratar dos percentuais relacionados à recomposição salarial

Este encontro foi promovido pelo Governo com o objetivo de apresentar indicadores percentuais relativos às nossas demandas salariais. Assim, o representante do Governo que responde atualmente pela SEGER, Sr. Marcelo Calmom propôs os seguintes indicadores como proposta:

Proposta: 04 (quatro) parcelas de 4% de reajuste em dezembro de cada ano, ou seja:

– 4% agora em dezembro de 2023;

– 4% em dezembro de 2024;

– 4% em dezembro de 2025;

– 4% em dezembro de 2026;

Além da reposição anual linear da inflação, a ser paga entre os meses de março a abril de cada ano. Sendo assim, a partir de dezembro de 2023 até dezembro de 2026, teríamos um percentual cumulativo praticamente a cada semestre. Isso, independente de outras negociações que também estão em andamento, até mesmo com outras categorias de servidores estaduais.

As entidades reforçaram pela necessidade de acrescentar à proposta em questão, a incorporação imediata das 06 (seis) horas de escala especial restantes, pois, em 2022 o Governo garantiu esta possibilidade.

Portanto, seguimos em negociação, para avaliar todos os termos e condições apresentadas pelo Governo, inclusive buscando alterações percentuais além do proposto

Reconhecemos que o Governo do Estado do ES apresenta números da receita pública que contemplem uma arrecadação direta proveniente de impostos, taxas e contribuições, transferências do Governo Federal, e de recursos sobre as operações de crédito com instituições financeiras nacionais e internacionais e convênios que alcançam investimentos no patamar de mais de R$ 2.776,92 bilhões.  A nossa entidade avalia que os números financeiros e econômicos do ES são favoráveis para uma reorganização nas operações remunerativas dos militares. Com uma arrecadação positiva nos últimos anos, o ES possui condições para esta finalidade administrativa.

Assim, a ASSES mantém o posicionamento de buscar de forma coerente e institucional a recomposição salarial, fortalecendo assim, uma demanda crucial dos próprios associados. Isto, atrelado às perdas inflacionárias dos últimos anos.

Portanto, informamos que estamos avaliando os números e nenhuma medida ou decisão será tomada sem a ampla participação de nossos associados(as), bem como um estudo em conjunto com as demais entidades representativas de policiais e bombeiros militares do ES.