Deputados mantem o veto do Governador sobre o FPS

25 de setembro de 2023 6 Por Amorim

Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim acompanha “online” a votação do veto total ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 22/2023, que trata do benefício previdenciário para militares aposentados acometidos por doenças graves. O autor do PL é o Deputado Estadual, Cel Weliton (PTB).

A votação que aconteceu no inicio desta tarde na ALES foi de 22 votos a favor da manutenção e 01(um) contra e uma abstenção. O veto foi do Governador Renato Casagrande (PSB). Contudo, parlamentares da base do Governo pontuaram pela manutenção do veto com a promessa de um novo projeto substitutivo que pode conceder benefícios tributários para militares estaduais com doença profissional ou com doenças graves e incuráveis. O próprio autor do projeto votou pela manutenção do veto. Na justificativa do Deputado Coronel Welinton a manutenção do veto foi necessária porque Poder Executivo vai enviar para a ALES um novo projeto. “Estive hoje com o Chefe da Casa Civil e com o representante do IPAJM, ficou acertado o envio de um projeto auxiliar para beneficiar os militares inativos portadores de doenças incuráveis”, disse o Deputado.

Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a proposta do Projeto de Lei apresentado pelo Deputado infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – Lei Complementar Federal 101/2000.