DIRETORIA DA ASSES APRESENTA SUGESTÕES DOS ALUNOS PARA A ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR (APM/ES)

DIRETORIA DA ASSES APRESENTA SUGESTÕES DOS ALUNOS PARA A ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR (APM/ES)

29 de junho de 2021 0 Por Amorim

Nesta terça-feira, a Diretoria da ASSES esteve presente na Academia de Polícia Militar do ES (APM/ES) em Cariacica para apresentar ao Ten. Cel. Pablo Couto Ferreira algumas demandas sugeridas pelos alunos que estão realizando o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/2021). Estiveram na reunião o Presidente da ASSES, Cap Amorim e o Vice-presidente Ten Baiocco e a Diretora de Finanças, Sub Ten Célia Cei (foto).

Dentre elas, a possibilidade de ser realizado de forma mais direta e dinâmica a interação dos instrutores com os alunos, durante o período de aulas gravadas que são realizadas pela internet. De acordo com o Presidente de ASSES, Cap Amorim “este curso na modalidade de EAD foi muito bem avaliado pelos alunos, até mesmo, pelo momento que estávamos passando. Mas, há uma grande maioria dos alunos que apontam algumas sugestões que são necessárias serem apresentadas na Academia. Até mesmo, como forma de colaborarem para o enriquecimento dos procedimentos que aqui são adotados.  São sugestões importantes para este curso e para o aprendizado dos alunos” ressaltou.

Uma das sugestões é que criar uma possibilidade de os alunos terem uma maior interação com os instrutores, até mesmo para sanar dúvidas mais constantes durante o processo de ensino nas aulas gravadas. Segundo Amorim “as aulas são gravadas é muitos apresentam dúvidas que poderiam ser resolvidas de uma forma mais rápida, como um tira-dúvidas (sic). Do jeito que é feito hoje, em que as aulas são gravadas e o tempo de respostas destas dúvidas são extensos é ruim. Se fosse criado um espaço menor e com maior rapidez de resposta por parte dos instrutores, as dúvidas em algumas disciplinas poderiam sanar muitas dificuldades em relação com conteúdo dado” explica. Foi inclusive sugerido pelos alunos a criação de uma aula tira-dúvidas, online e ao vivo com o instrutor da matéria, o que ajudaria em muito no desempenho das provas. Vale ressaltar que a turma elogiou em muito um Maj instrutor da turma,  que teve essa iniciativa de oferecer essa oportunidade, inclusive utilizando uma ferramenta gratuita  da internet.

Internet de alta velocidade

Alguns alunos tiveram sua primeira experiência com este formato de aula através de EAD neste momento pela APM, “assim, nem todos dominam com clareza as ferramentas e isto causa um sentimento de perda ou prejuízo do aprendizado. Isto, não é satisfatório para eles, pois até para acessar a plataforma há uma necessidade de uma boa qualidade de internet que possa carregar o sistema, isto somado aos outros fatores traz obstáculos para alguns  alunos” enfatiza Amorim. 

Horário de provas e entrega de resultados 

Durante o encontro entre a Diretoria da ASSES e Ten. Cel. Pablo Couto Ferreira foi apresentada também duas outras sugestões.  Uma delas é alterar o horário das provas passando para o período da tarde e que os resultados fossem entregues após a realização de outras provas já pré-programadas.

Atualmente, esta nota é dada um dia antes da prova, ou seja, para uma preparação até mesmo de tranquilidade para o aluno este resultado em cima do dia de outra avaliação técnica colabora para um risco de desempenho mais fragilizado. “Imagine o aluno ter o resultado de uma avaliação ruim, horas antes de outra prova” isto com certeza pode ser reavaliado” destaca o Cap Amorim.

Já o Comandante da Academia, o  Ten Cel Pablo Couto Ferreira disse que estas sugestões serão encaminhadas para os setores competentes da Academia é que uma resposta formal será dada para a ASSES em breve.

Visits: 499