Militar associado da ASSES tem livro publicado com estudos e orientações sobre dependência química

5 de maio de 2023 8 Por Amorim

Uma iniciativa importante e atrelada para uma temática social muito atual e que merece destaque da ASSES. Pois, demonstra indiscutivelmente, o perfil técnico-profissional dos associados da entidade. Principalmente, quando é valorizado, dentro de uma visão humana, ações importantes que provocam acima de tudo uma construção coerente de nossa sociedade. O Cap Eduardo Veronese que, já teve um livro publicado em 2012, traz agora algo de grande relevância social. Com uma abordagem técnica e autêntica, ele é autor do livro “Dependência Química. É fácil entrar, e sair: é possível?”.    

 

Com larga experiência na carreira militar no ES já atuou durante 04 (quatro) anos com dependentes químicos no Programa de Reabilitação a Saúde do Toxicômano e Alcoolista (PRESTA), numa ala do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPMES), ele descreve sua narrativa neste mais novo livro.

O militar aponta com uma abordagem acerca das consequências causadas pelo uso abusivo das substâncias psicotrópicas, entre elas, a dependência química. “No ano de 2012, escrevi um livro abordando o tema sobre as drogas psicoativas, que recebeu o título: Drogas – conhecendo suas origens, legislação e seu poder para se prevenir contra este mal. Desde a publicação desta obra, tive o desejo de escrever outro livro, mas desta vez, apresentando uma abordagem acerca das consequências causadas pelo uso abusivo destas substâncias psicotrópicas, entre elas, a dependência química” enfatizou.

Desta forma, ele vai além. “Trabalhei durante anos com dependentes químicos e conhecendo um pouco de suas trajetórias de vida, pude estudar sobre a temática e compreender melhor acerca deste fenômeno social como sendo uma patologia, que pode ser tratada, mas que, exige iniciativas e muita determinação do usuário abusivo, para que os resultados possam ser satisfatórios” disse.

Um estudo com respostas concretas

Segundo ele, “foram realizadas entrevistas com dependentes químicos em reabilitação, que estavam em tratamento internatório hospitalar, como também com profissionais da área de saúde mental, para embasar nossa abordagem e trazer uma resposta acerca da proposta que foi feita ao escrever este livro, ou seja; sim, é possível sair” comentou.

Assim, teve a ideia de escrever este livro com o propósito de levar informações importantes para as famílias, de como lidar com o usuário abusivo de drogas e o dependente químico, para tentar ajudá-los em sua reabilitação.                              

Ficha técnica: “Dependência Química. É fácil entrar, e sair: é possível?”.     

Autor: Eduardo Veronese

Blog: https://hosana.news/author/eduardoveronese

Bacharel em Direito – FABAVI/ES. Pós-graduado em Direito Militar – UCB/RJ; . Capitão Reserva Remunerada da PMES. Professor e Palestrante dos Temas: Violência e Uso Abusivo de Drogas.