ASSES realiza reunião com representante do Governo do ES
10 de janeiro de 2023 3 Por AmorimAconteceu nesta manhã desta terça-feira (10) um encontro entre o Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim e o Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. A reunião, teve caráter institucional, e foi a primeira entre a entidade associativa de policiais e bombeiros militares com a nova formação administrativa do atual governo Renato Casagrande.
A iniciativa visa apresentar ao representante do poder executivo estadual algumas demandas da Associação de Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Presidente, Cap Amorim é importante manter as relações institucionais com os poderes públicos constituídos, como forma de demonstrar responsabilidade nas questões administrativas e legais da ASSES.
A reunião contou a presença da Diretora de Finanças, Ten Celia Cei e o Diretor Jurídico, Cap Araújo.
A Secretária de Economia e Planejamento (SEP) é responsável pela coordenação do planejamento estratégico da administração pública e ainda elabora os Planos Plurianuais (PPA) e as Diretrizes Orçamentárias. Além, de atuar na avaliação de programas governamentais estratégicos.
“Temos como associação buscar uma articulação com o poder público do ES para apresentar e cobrar nossas demandas, temos responsabilidade com os nossos associados. Este encontro, neste momento, busca consolidar nossa relação institucional” comentou Amorim.
Orçamento para Segurança Pública
A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima que a receita fixa e a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2023 seja de R$ 22,507 bilhões de reais. Essa LOA é 11% maior do que a do ano passado.
Na área da Segurança Pública, que é considerado um dos principais valores do orçamento são destinados 2,5 bilhões de reais, ou seja, 12,57% do previsto.
Dentro do planejamento e do orçamento do Governo é previsto concurso público para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro.
Na próxima semana, a ASSES terá uma agenda institucional com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER para tratar de assuntos exclusivamente dos militares.
Cadê nosso precatório?
Teremos melhorias no hpm?
Sem falar em aumento salárial.
Excelente, a iniciativa de manutenção do canal de diálogo com a Administração estadual. Aproveitando a oportunidade, gostaria que fosse colocado em pauta, as legítimas perspectivas do militar que presta o serviço ativo voluntário, sobretudo, ao que se refere à possibilidade de concorrer às escalas de serviço extraordinário, nesse caso, à escala ISEO.
Importante essas reuniões com os gestores públicos, visando melhorias na qualidade de vida dos Militares Estaduais, tanto dos que estão exercendo suas atividades, quanto dos da Reserva e Reformados. Servidores públicos com a saúde física e mental cuidadas, preservadas e estabilizadas prestam melhores serviços e contribuem para o desenvolvimento do Estado. Para isso, o salário também precisa estar em dia e valorizado. Nesse quesito, os mandatários, “representantes do povo” já fizeram sua parte, em prol de si mesmos.