Feito inédito: Tenente BM Ronaldo Camillato participa de maratona aquática e bate desafio de 25 km

Feito inédito: Tenente BM Ronaldo Camillato participa de maratona aquática e bate desafio de 25 km

23 de dezembro de 2021 12 Por Amorim

Todos reconhecem que ser um atleta de competição na modalidade de alto rendimento é necessário muita preparação física e mental. Desta forma, nosso associado Tenente QOA do Bombeiro Militar do ES, Ronaldo Camillato Junior mostrou que somado a estes fatores a fé também é um motivador fundamental.

Imagina participar de uma competição de alto nível nadando mais de 25 km e terminando este feito inédito um pouco mais de 14 horas – esta travessia foi de Lopes Mendes/Portogalo (Praia do Cazuza). A competição aconteceu no último dia 13 e ele o foi o representante capixaba nesta travessia.

Tudo isto, registrado oficialmente pela BISA (Big Island Swimming Assocition), uma das maiores entidades esportivas de competição nesta modalidade.

Esforço físico e muita confiança em Deus 

“Todo o caminho tem seu começo, todo começo tem seu fim. Mas, nem todo fim acaba. Porque o fim, ele não passa de um começo, para um novo caminho”, estas foram as palavras do militar, tão logo saiu do mar já a noite depois da travessia.

Depois de nadar toda esta distância (25 km), ele ainda teve condições de fazer um vídeo agradecendo e comentando como conseguiu este feito inédito com muita preparação e um enorme esforço físico e muita fé.

Ainda, sentando-se no barco de apoio da competição, já com as palavras na medida do raciocino rápido e em estado de alerta e de prontidão (“pois, no final ainda fez continência”) um pouco ofegante pelo desgaste físico da travessia, ali mesmo, revelou como sua mente estava focada.

“Eu, vinha na minha mente pensando, que só sairia desta água se Deus me tirasse”, comentou.   

Apoio da família que esteve ao lado com competidor por mais de 14 horas

E ainda, em suas declarações em vídeo ele fala mais um pouco da importância da família neste evento. “Eu vim com minha família e estava lesionado, mas Deus me usou para mostrar para meus filhos isto. Deixei eles todos, até minha esposa, passando este sufoco aí por mais de 14 horas. Uma prova que outros grandes nadadores fazem em 7 horas, mas acho que Deus me usou para mostrar aos meus filhos e minha esposa que é preciso ter fé. Acreditar sempre que a gente é capaz” disse.

Experiências internacionais

A Associação promove desafios como a travessia pela Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Há também outras experiências em competições como outras experiências internacionais na modalidade, como o Canal da Mancha, Canal de Catalina, Canal do Norte, Estreito de Gilbraltar, entre outros.

Veja agora os vídeos da competição:

Visits: 509