IPAJM convoca beneficiários aniversariantes de abril que não fizeram o recadastramento/2022 obrigatório

IPAJM convoca beneficiários aniversariantes de abril que não fizeram o recadastramento/2022 obrigatório

20 de maio de 2022 0 Por Amorim

Atenção, última chamada para os aposentados e pensionistas que fizeram aniversário em abril deste ano e ainda não participaram do Recadastramento, por meio de Prova de Vida, do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM). Caso não se recadastrem até o próximo dia 31 de maio, terão o pagamento suspenso.

Para fazer o procedimento é necessário comparecer a uma das agências do Banestes com documento de identificação com foto e CPF ou, em casos específicos, realizar via formulário.

A relação nominal dos não recadastrados de abril, divulgada pelo Edital 03/2022 publicado, nessa quarta-feira (18), no Diário Oficial do Estado, e diversas informações sobre esse tipo de Recadastramento constam no site do Instituto www.ipajm.es.gov.br

Atenção! Aqueles que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro de 2022 só precisam participar do Recadastramento em 2023.

Informações aos aposentados e pensionistas: 

Central de Atendimento do Instituto pelos números (27) 3201-3180 ou 0800-2836640. 

  •  Quem deverá fazer a Prova de Vida?

Aposentados e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Ministério Público, abrangidos pela Lei Complementar nº 282/2004, e os militares da Reserva, os Reformados e os pensionistas de militares, abrangidos pela Lei Complementar nº 943/2020. 

  • O que acontece caso o beneficiário não faça a Prova de Vida no mês de seu aniversário?  

Aquele que não fizer a Prova de Vida dentro do prazo estabelecido na Portaria, que é no período do mês de seu aniversário, terá o pagamento do benefício suspenso até que a situação seja regularizada. 

  • O Recadastramento/2022 tem quantas etapas?

Apenas uma etapa! O beneficiário deve fazer a comprovação de vida no mês do seu aniversário comparecendo a uma agência do Banestes, e pronto! Esse é o procedimento necessário para garantir a manutenção do pagamento do benefício. 

  • Documentação necessária. O que preciso levar na agência do Banestes?

No ato da Prova de Vida, no Banestes, a pessoa deve estar munida de um documento de identificação com foto, como Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, e do CPF. Não será necessário deixar documento na agência, basta apenas apresentá-los para conferência. E mais: o recadastramento é somente para comprovação de que o segurado está vivo, não envolverá atualização de dados cadastrais.  

  • Esse Recadastramento será somente para confirmação de vida do segurado?

Sim. Não envolverá atualização de dados cadastrais. 

  • O Recadastramento “Prova de Vida” acontecerá todo ano?

Sim, e o IPAJM editará a cada ano edital estabelecendo normas e diretrizes para realização do Recadastramento. 

  • Caso o segurado esteja impossibilitado de se locomover até uma agência do Banestes, para comprovação da prova de vida, o que fazer?

O segurado que, na ocasião de seu Recadastramento (que é no mês de seu aniversário), estiver impossibilitado de se locomover deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo, reconhecer firma e enviá-lo ao IPAJM junto com laudo médico original, emitido em até dois meses, que comprove essa impossibilidade. Mais detalhes podem ser verificados na Portaria nº 03-R.

Visits: 458