Militar maratonista do Corpo de Bombeiros é destaque em eventos esportivos no ES

15 de setembro de 2022 17 Por Amorim

A maratona é algo muito presente na vida do Cap BM Sérgio Luís Lyrio e isto não é apenas um sentimento que ele mesmo descreve. Muitos militares da ativa ou da reserva conhecem o comportamento esportivo de alto rendimento do Cap. Lyrio, que ainda mantém seu expediente no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do ES em Vitória. São anos de dedicação ao esporte, ao comprometimento profissional como militar e mais ainda a saúde. Os mais conceituados institutos de pesquisa e avaliação técnica dos EUA e da Europa alinham que a prática esportiva e ligada diretamente ao desenvolvimento humano e social.

Para o militar o esporte é uma habilidade de destaque que deve ser percebida por todos. “É uma atividade física que agrega condições mentais essenciais para o nossa vida. O meu objetivo é mostrar que isto é importante, além de ser fundamental para qualquer pessoa” aponta Cap. Lyrio.

No Brasil, o tema saúde e bem-estar é discutido esta semana no renomado Congresso Move – América Latina 2022 que é desenvolvido pelo International Sport and Culture Association (ISCA) – o evento é uma das principais conferências do mundo dentro da área esportiva.

Lá, o “Esporte 4.0 – Tendências e Relevâncias de uma Sociedade em Transformação” trazem como proposta técnica discutir o esporte para além da sua prática, agregando temas como meio ambiente, a organização da sociedade, a saúde física e mental de indivíduos e comunidades entre outros desafios da atualidade.

Recentemente o Cap. Lyrio participou da Maratona Vitória, uma tradicional competição no ES que reúne atletas conceituados, todos em condições físicas de relevância para práticas nestes grandes eventos esportivos – o condicionamento físico é uma das garantias para execução de todo o percurso apresentado nestas competições. O atleta que é militar do Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades esportivas na década de 80. Na classificação, por faixa etária ele ficou em 2º lugar, já na posição geral da competição ficou na 46º, que é considerado uma excelente posição.  

“A corrida já faz parte das minhas atividades diárias, não consigo ficar sem treinamento. É uma condição que venho adquirindo ao longo dos tempos, são corridas diárias, faço ainda minhas pedaladas.  Por dia, são mais de 45 km entre corrida e pedaladas no meu itinerário. Todos os dias, venho da minha residência pedalando que fica no município da Serra até Vitória e depois ainda faço minha corrida no final do meu expediente do QCG” disse.

A International Sport and Culture Association (ISCA) aponta que fomentar o esporte na formação social do indivíduo através de programas esportivos deve ter como protagonistas atletas renomados com influência e credibilidade na sociedade. Neste caso, o Cap Lyrio é um exemplo dentro e fora da corporação.