ASSES solicita investigação na Polícia Civil sobre envio de mensagens falsas para associados
27 de maio de 2025 0 Por AmorimNa última semana um grupo de associados recebeu uma abordagem através de mensagens pelo WhatsApp e ligações telefônicas com “supostas informações” referente a andamentos processuais relacionados a um determinado escritório advocatício contratado pela Associação de Subtenentes e Sargentos do ES (ASSES). Assim, alguns militares buscaram mais detalhes desta situação ligando para a entidade e enviando os conteúdos das mensagens recebidas nos celulares. Neste momento, foram orientados pelo Diretor Jurídico da ASSES, Cap Vitor Enilson que as informações apresentadas nas mensagens eram falsas.
Diante da situação, a entidade em caráter extraordinário e ainda em tempo hábil, posicionou diversas informações nos grupos de mensagens e nas redes sociais alertando os associados das tentativas de golpes nas ligações e mensagens.
Para isto, encaminhou um aviso (anexo no final do texto), além de realizar diversas ações no campo da informação institucional para evitar maiores danos ou distorções sobre processos e resultados judiciais.
Desta forma, foi divulgado massivamente pela ASSES no mesmo dia, uma mensagem padrão relacionada ao fato, demonstrando que todas as informações apontadas pela mensagem enviada aos associados tratava-se de informações incorretas que não condizem com a verdade dos fatos.
Até o presente momento há em execução um conjunto de atividades de comunicação da ASSES reforçando o posicionamento e a segurança das informações relacionadas aos processos e andamentos.
Para enfatizar os associados podem entrar em contato com o atendimento da ASSES através do telefone e checar tudo. Ligue (27) 3222-2084 ou acione o WhatsApp da ASSES: (27) 98818-4698 para solicitar informações sobre o andamento de processos ou tirar dúvidas sobre o atendimento jurídico.
Atualmente, a ASSES mantém um esforço contínuo de comunicação, solidificando seu posicionamento e a integridade das informações sobre os processos e seus desenvolvimentos.
Neste quesito, o Presidente da ASSES, Cap Neucimar Amorim acionou o corpo técnico especializado que atua na entidade (dispositivo contratual) relativo ao tratamento, acompanhamento de atividades com informações sensíveis de Governança para o uso de tecnologia de rastreamento, identificação e localização das mensagens.
Boletim de Ocorrência
Além destas medidas o Diretor Jurídico da ASSES, Cap Vitor Enilsom, acionou a Polícia Civil através do Boletim de Ocorrência nº 58093336 dando ciência dos fatos como incidente de natureza de crimes contra o patrimônio e fraude. Bem como, apresentado neste boletim os números que originaram as mensagens enviadas aos associados. No total foram utilizadas 03 (três) linhas telefônicas, todas com prefixo 27.
Neste procedimento foi ressaltado que:
Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.
Orientações sobre golpes em mensagens pelo telefone
A ASSES e sua equipe de especialistas desenvolveram dicas práticas para ajudar você a entender e se proteger. Atualmente, estamos com foco especial nos golpes aplicados em processos jurídicos que podem afetar diretamente nossos associados.
Recomendações: Fique atento a todas as informações que chegam no seu celular, principalmente aquelas em que você não conhece a origem do envio.
Desconfie de ofertas que prometem ganhos ou bonificações. Por mais interessante que seja ou possa parecer, é importante observar os valores e desconfiar de promessas fabulosas.
Desconfie de contatos inesperados: Advogados legítimos geralmente não entram em contato de forma inesperada para solicitar pagamentos ou dados pessoais, especialmente por WhatsApp, SMS (torpedos) ou e-mail com informações genéricas. Se receber uma mensagem assim, ligue imediatamente para a ASSES, através deste telefone: (27) 3222-2082.
Confira os canais oficiais da ASSES. Para prevenir e conferir tudo, entre em contato com a ASSES ou visite o site oficial: www.asses.com.br
| ASSES – Comunicado ImportanteAlerta para os associados da ASSES Informamos que está circulando pelo WhatsApp uma mensagem fraudulenta em nome do escritório da Advogada Karina Favaro Loyola.. A mensagem é um GOLPE!.Não responda e não forneça nenhum dado pessoal para o contato que enviou a mensagem.www.asses.com.br |
Toda e qualquer informação relativa aos processos judiciais serão publicadas.
Você pode também entrar em contato com o atendimento da ASSES através do telefone e checar tudo. Ligue (27) 3222-2082 ou acione o WhatsApp da ASSES: (27) 98818-4698
Cuidado ao clicar em links estranhos. Em todas as publicações da ASSES é emitido para os associados(as) um link com as informações, levando diretamente para o site da ASSES. Este link com as informações é emitido pelo celular cadastrado do Presidente da Associação. Caso receba qualquer informação diferente, não acesse o link.





