Reconhecimento: Reinauguração da 1ª Cia do 1º BPM tem homenagem ao associado da ASSES

Reconhecimento: Reinauguração da 1ª Cia do 1º BPM tem homenagem ao associado da ASSES

13 de maio de 2022 0 Por Amorim

O tempo é um elemento essencial na história de vida para milhões de pessoas. Até mesmo, pela importância e significado que estas pessoas têm nas relações sociais e institucionais de toda sociedade organizada. Todo cidadão, merece sempre ser lembrado pelos seus atos e pelas suas ações. Desta forma, a ASSES busca a todo momento, respeitar e valorizar principalmente a convivência social de seus associados. Na data de ontem, ocorreu a reinauguração da 1ª Cia do 1º BPM e os poderes públicos do ES realizaram uma homenagem à memória do Sargento José de Oliveira Batista, conhecido como Sargento Nino.

Nome de respeito dentro da PM e na comunidade de Vitória

O Sargento Nino era uma figura pública que tinha respeito e credibilidade de diversos setores, além de ser uma voz de alcance da instituição que é a Polícia Militar. Dentro do ambiente da comunidade da região da Ilha de Santa Maria, era reconhecido pelas lutas e ações em prol dos moradores e comerciantes.  

Tinha uma visão política além do conceito comum, atuava organicamente dentro dos critérios legais e buscava garantir aos moradores e as suas famílias condições ideais de convivência social. Partindo sempre para o campo de conquistas e de mobilização pública, “um militar que tinha equilíbrio como figura política e voz atuante”.

Em diversos depoimentos de pessoas da própria comunidade da Ilha de Santa Maria e amigos de farda que conviveram com o Sargento Nino, todos lembram que ele foi um nome marcante dentro da comunidade de Vitória. E, este reflexo não fica somente neste cenário restrito. É, afirmativo por alguns militares, que ele atuou na construção histórica da Associação de Sargentos e Sub-Tenentes da PM e do Corpo de Bombeiros do ES.  

De acordo com o ex-presidente da ASSES, 2º Tem João Batista Ghiotto “Nino era muito ligado a entidade. Temos diversas lembranças dele, lembrei hoje que na década de 90, fomos juntos no TRE buscar as urnas para uma eleição na ASSES. Fomos no próprio carro dele, que era um monza vermelho. Naquela época, estávamos dando início a muitas coisas na ASSES. Estava iniciando as coisas e tinha mais ou menos uns 800 sócios. E o sargento Nino estava sempre lá” comenta Ghiotto. Já o Capitão Vitor Enilson Vitor, diretor da ASSES acrescenta que “o Sgt Nino era um cara muito querido dentro da Corporação, muito ativo, sempre solicito, era verdadeiramente um sargentão” merece todo o reconhecimento.

Atuou nas antigas radiopatrulhas da PM do 1ºBatalhão

O sargento atuou na década de 90 trabalhando nas viaturas da PM, rodava ao lado de outros militares em toda a cidade. As viaturas eram divididas em áreas e sua atuação com os colegas de fardas era sempre cordial, com bastante operacionalidade. Numa busca por novos projetos dando prioridade às questões da comunidade participou do pleito eleitoral com o slogan “Força da Comunidade”. Contudo, foi vítima da violência sendo assassinado em 1996 nas imediações da unidade de policiamento que hoje tem seu nome. 

Unidade da PM em Vitória

A reinauguração ocorreu nesta quinta-feira (12) e teve a presença de diversas autoridades, dentre elas o governador Renato Casagrande além da cúpula da Segurança Público do ES

A unidade da 1ª Cia atende bairros que vão da região da Vila Rubim até Bento Ferreira. O local funcionará 24 horas por dia, em regime de plantão.

O valor da obra foi de R$ 229.200,00. A obra de manutenção contou com a mudança do layout da edificação, reparo da cobertura, pintura interna e externa, reparo geral da rede elétrica e manutenção nas instalações hidráulicas.

Essa é uma entrega dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Visits: 487